Backlinks, também conhecidos como links de entrada e inbound links, são as links recebidos por um site ou página da web. Um backlink é qualquer ligação recebida de uma fonte na web (página web, diretório, site ou domínio de nível superior) para outra fonte na web.
Os links entrada eram originalmente importantes (antes do surgimento dos motores de busca) como um meio primário de navegação. Hoje, sua importância reside na otimização de mecanismos de busca (SEO). O número de backlinks é uma indicação da popularidade ou importância desse site ou página (este é um dos fatores considerados pelo Google para determinar o PageRank de uma página web, por exemplo). Além de SEO, os backlinks de uma página podem ser de interesse pessoal, cultural ou semântica significativa: eles indicam que alguém está prestando atenção nessa página.
Se você tem um site e gostaria que ele tivesse um bom posicionamento nas páginas de resultado de busca do Google precisa estar por dentro de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre), conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a posicionar melhor o seu site no maior buscador do mundo.

Existem vários elementos de SEO que ajudam na busca por um melhor ranqueamento, que vão desde a escolha da hospedagem e programação do site até as palavras usadas nos artigos que você vai publicar. E dentre esses vários fatores está o backlink, uma estratégia simples, mas bastante poderosa e que diz muito sobre a relevância do seu site. Vamos conhecê-la e descobrir como utilizá-la?

Fonte: Wikipédia